EXAMES OFTALMOLÓGICOS
Muitas doenças podem ser diagnosticadas previamente. Os exames são para para prevenir, diagnosticar ou tratar doenças oculares, por isso é importante ir ao oftalmologista regularmente.
O exame curva tensional diária é indicado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.
O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.
A paquimetria é muito importante na avaliação para a cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone.
Pode ser feito de duas maneiras Paquimetria óptica ou Paquimetria ultrassônica.
Os métodos para a realização deste exame de visão são:
• Retinografia Colorida (simples): consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.
• Retinografia Fluorescente ou Angiofluoresceinografia: analisa a retina, a coroide e os vasos sanguíneos através de fotos obtidas com uma iluminação especial e com uso de filtros. O exame utiliza um contraste chamado fluoresceína que permite o estudo de camadas diferentes dessas estruturas do fundo do olho. É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.
Esse exame oftalmológico é indicado também em pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia de catarata, transplante de córnea, e na adaptação de lentes de contato.
Os métodos são:
• Ultrassonografia B: revela por imagem a anatomia interna e externa do globo ocular, fornecendo características anatômicas e topográficas. É indicada para o diagnóstico de doenças no vítreo e da retina, assim como tumores e problemas na órbita.
• Ultrassonografia A: tem o mesmo efeito e a mesma função da ultrassonografia B, com a diferença de apresentar os ecos / ondas. Seu traçado é semelhante ao de um eletrocardiograma.
Biometria é o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intra-ocular implantada na cirurgia de catarata.
A tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.
Vantagens do exame:
– Utiliza tecnologia Spectral Domain, ou seja, excelente resolução e velocidade de escaneamento, permitindo rastrear em poucos segundos a área de estudo;
– Possui imagens 3D;
– Comparação com exames anteriores, sendo possível detectar pequenas alterações inexistentes anteriormente ou pequena melhora;
– É possível capturar imagens com pouca midríase (2mm);
– Podemos avaliar precisamente retina e nervo óptico.
– Nos casos de pacientes que não podem se submeter a exames de contraste, possui a vantagem, em relação à angiografia, de não necessitar de injeção endovenosa para avaliação da retina.
Indicações para exame:
Podemos diagnosticar e acompanhar alterações como: degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, membrana epirretiniana, retinopatia diabética, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras.
É possível fazer análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.
Preparo para o Exame:
É necessário dilatar a pupila para realização do exame. O paciente se sentir mais confortável pode levar um acompanhante.

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO!
Fale agora com um de nossos atendentes.